PAPA JOÃO PAULO II

Em 1 997, o Papa João Paulo II realizou a visita pastoral ao Líbano, primeira ao Oriente Médio. Quando encontrou a multidão em Beirute, afirmou: "Nesta assembléia excepcional nós queremos dizer ao mundo a importância do Líbano, sua missão histórica, completada ao longo dos séculos; país de numerosas confissões religiosas, demonstrou que estas diferentes confissões podem viver juntas na paz, na fraternidade e na colaboração, mostrou que pode respeitar o direito de todo homem à liberdade religiosa; todos unidos no amor por esta pátria que guardou a herança espiritual de seus pais" (Homilia pronunciada durante a missa ao ar livre no Porto de Beirute, dia 11 de maio de 1 997).

Ao chegar em Harissa, no fim da tarde, e ao avistar o grande número de pessoas, tendo ao fundo a montanha e o Mar Mediterrâneo, exclamou inesperadamente em língua portuguesa: "Que Belo Horizonte" (seis vezes). Em seguida explicou o sentido da frase, lembrando a ocasião em que encontrou, em 1980, uma multidão semelhante na cidade de Belo Horizonte, Brasil.

 

 

Sem dúvida, a maioria das pessoas foi tocada por este sentimento, pois raro é o libanês que não tem um membro de sua família no Brasil.

 


 

 

 


© LibanByLody "todos os direitos reservados
LOGARIA BRASIL EDITORAÇÃO E DESIGN
sergio@guiadolivro.com.br